A tecnologia vem elevando a capacidade e a produção das empresas para níveis avançados, e a Indústria 4.0 fortalece esse cenário de forma revolucionária.

A Indústria 4.0 já transforma a rotina de muitas empresas e gera a possibilidade de novos negócios.

O controle da cadeia produtiva de forma automatizada e o uso de dados de forma analítica, e inteligente, resultam em redução de custos, aumento da performance produtiva, minimização de erros e desperdícios, além de garantir competitividade e longevidade dos negócios.

Por que inovar?

Sempre existe uma forma melhor de fazer aquilo que fazemos, a criatividade aliada à tecnologia como
meio pode transformar a rotina das empresas de todos os portes e segmentos, e o resultado dessa
iniciativa tem sido amplamente visível no mercado por empresas pioneiras, e, agora, inteligentes.
Automação, máquinas e robôs inteligentes, sensores, ferramentas e aplicações móveis, prototipação em
3D, entre várias outras ferramentas, possibilitam o avanço da manufatura nos tempos atuais.

Por onde começar?

Veja alguns exemplos de aplicações da Indústria 4.0:

Indústrias reduzindo tempo de paradas em números expressivos através de alertas de exceções, manutenção preditiva e guias de manutenção com realidade aumentada.
Empresas reduzindo erros, tempo de montagem de equipamentos e consumo excessivo de papel ao implementar linhas de montagens conectadas e inteligentes, com apoio de tablets, smart glasses e realidade aumentada.
Máquinas tomando ações inteligentes, junto ao sistema de manufatura, baseadas em dados do produto que é acompanhado por um RFID.
Empresas fazendo uso de prototipagem 3D, reduzindo custo de prototipação e tempo de desenvolvimento de produto, chegando a possibilitar ajustes antes mesmo de seguirem para produção e, inclusive, reduzindo o custo com usinagem de novas ferramentas.
Controle de qualidade por sistema inteligente de visão que detecta divergências não facilmente aferíveis dentro de uma faixa de limites, mas sim de forma subjetiva; além disso, a cada novo caso o sistema aprende que é uma não conformidade aumentando consideravelmente a qualidade e velocidade da aferição que anteriormente era feita por pessoas.

Indústria 4.0