Por Jaime Sakakibara

A Internet e o desenvolvimento de software são essenciais nos dias de hoje. Ninguém mais consegue sobreviver desconectado ou sem interagir de alguma forma com aplicativos. Você já experimentou ficar um dia inteiro sem o seu smartphone ou desconectado da Internet? Isto é uma realidade tanto no nível do indivíduo quanto no mundo corporativo. No caso das empresas, o software é parte integrante do negócio tanto nas empresas “Dotcom” quanto nas tradicionais. Ou seja, conseguir entregar uma nova funcionalidade ou uma nova versão de um software é de extrema importância para o seu negócio.

A velocidade é essencial porque existe um custo de oportunidade associado ao não fornecimento de software. Você só pode começar a receber o retorno do seu investimento quando o software for liberado. Em outras palavras, chegar no mercado antes do seu concorrente é muito mais que uma vantagem competitiva. Pode ser a diferença entre ser bem-sucedido ou deixar de existir. É neste contexto que o DevOps entra como uma alternativa cada vez mais presente no mercado.

“Colocar uma nova funcionalidade ou uma nova versão do seu software no mercado pode ser uma questão de vida ou morte para o seu negócio”

O conceito de DevOps é fundado na construção de uma cultura de colaboração entre equipes que historicamente funcionavam em silos. Com o DevOps, as equipes trabalham juntas para otimizar a produtividade dos desenvolvedores e a confiabilidade das operações. Eles se apropriam completamente dos serviços, muitas vezes além das definições tradicionais de papéis e responsabilidades e levam em consideração as necessidades do cliente final para contribuir com a solução dessas necessidades.


Na sua essência, o DevOps é uma cultura, um movimento, uma filosofia. É um aperto de mão firme entre desenvolvimento e operações de TI que enfatiza uma mudança de mentalidade, melhor colaboração e integração mais estreita. Ele une agilidade, entrega contínua, automação e muito mais, ajudando as equipes de desenvolvimento e operações a serem mais eficientes e aumentando a capacidade de uma organização de fornecer aplicativos e serviços em alta velocidade, evoluindo e aprimorando produtos em um ritmo muito mais rápido. Essa velocidade permite que as organizações atendam melhor seus clientes e concorram com mais eficácia no mercado.

Essa mudança de mentalidade é o elemento chave na implantação bem-sucedida de DevOps. Principalmente a construção de um ambiente de trabalho transparente, com responsabilidades compartilhadas, e onde a resolução dos problemas prevaleça sobre a identificação de culpados.
  
Conheça nossas soluções em Fábrica de Software


Voltar para lista de artigos